10.11.09

[Review] Norah Jones volta mais cool sem se desapegar de passado careta

Rafael Maia

Desde últimos lançamentos não tão bem sucedidos, o que já faz alguns anos, Norah Jones sumiu das paradas da música. Mas ela não desistiu de cantar. Eis que, em 2009, ela resolveu lançar seu quarto álbum intitulado 'The Fall', agendado para chegar às lojas em 17 de novembro. Enquanto isso, vemos e ouvimos o vídeo e o carro-chefe deste trabalho, a música 'Chasing Pirates', lançada oficialmente ontem, segunda-feira 9.

O que eu vi e ouvi, curiosamente, foram visões opostas sobre um mesmo material. Por um lado, vejo um clipe extremamente cool, no melhor sentido que pode existir. Muito bem feito e inteligente, o vídeo para o primeiro single brinca, de maneira bem-humorada, com o título da música e com o universo 'pirata'. Nele, Jones, de cabelo curto e com um visual bem, mas bem mais cool e moderno, viaja a bordo de um navio por entre os prédios de Manhattan em Nova York.



Por outro lado, o que eu ouvi foi um som que mais me remonta às antigas músicas caretinhas da cantora do que à esta nova imagem 'espivitada', com minissaias cor-de-rosa e botas cano alto. É claro que é possível ouvir em 'Chasing Pirates' alguma inovação, com uma batida uptempo que dificilmente se encontraria em trabalhos anteriores. Mas, para mim, a imagem não bate com a música.

Quando eu falo em 'voltar mais cool', eu me refiro à tentativa de observar tendências atuais, interpretá-las e enxergar nisso uma nova maneira de fazer algo que há muito já é feito. Em palavras simples, ser cool seria correr contra a maré. É isso que faz artistas como Lily Allen, La Roux e Lady Gaga, por exemplo, possuírem esse lado cool.





Eu encaro com muitíssimos bons olhos (e ouvidos) o novo single da Norah Jones e a sua nova imagem. É uma possibilidade, mas eu não acredito que tal mudança tenha acontecido para que ela se 'encaixasse' de novo nas paradas, garimpando um novo nicho dentro da música. Há alguma coisa que, a mim, soa incoerente ou incompleto, mas não acho que seja forçado. Enquanto Jones estiver tateando novos caminhos dentro do universo musical, eu espero e torço pelo sucesso dessa cantora fanscinante.



2 comentários:

  1. acho tãoooo fofo esse clipe *.*

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário sobre o álbum e o clipe foram bastante inteligentes, gostei!

    ResponderExcluir