21.9.09

[Review] - Se há uma diva hoje na música pop, ela se chama Beyoncé

Rafael Maia


Eu ainda fico boquiaberto com a atitute da Beyoncé ao receber o grande prêmio da noite do Video Music Awards - o astronauta de prata para clipe do ano por 'Single Ladies' - no último domingo, 14 de setembro, em Nova York.






Para quem não se lembra ou não viu o que aconteceu, o hype-cool rapper Kanye West, de cujo trabalho musical eu gosto, subiu ao palco quando Taylor Swift recebeu o primeiro prêmio da noite por melhor clipe feminino com a música 'You belong with me', pegou o microfone da mão da moça e disse algo como 'Taylor, eu vou deixar você terminar de falar, mas a Beyoncé tem um dos melhores clipes de todos os tempos', resumidamente. A moça ficou paralisada, não soube o que falar depois. O rapper saiu às vaias do público que estava no Radio City, na premiação da MTV.

A atitute de Kanye  com uma menina de 17 anos é inexplicável e não merece comentários de mais de duas linhas. Não é a primeira vez que o cara faz isso. No Europe Music Awards de 2006, o EMA, quando seu clipe de 'Touch the sky' perdeu para 'We are your friends' de Justice Vs Simian, ele subiu ao palco e disse: 'Eu deveria ganhar. Se eu não ganho, esse prêmio perde a credibilidade'. Em 2004, quando ele perdeu para Gretchen Wilson o prêmio de revelação da noite, ele afirmou que certamente houve roubo nessa categoria.

Quando Beyoncé recebeu o maior prêmio da noite, justamente pelo vídeo de 'Single Ladies', ela falou rapidamente que ganhou seu primeiro astronauta de prata aos 17 anos com o Destiny's Child e que sabia o que significava. Chamou ao palco Taylor Swift e cedeu seu espaço de glória para a menina.




A atitude humilde e ciente de si da cantora é especialmente relevante em um mundo pop fútil, em que ganham espaço, cada vez mais, produções mal feitas e barulhentas, com gente sem talento e totalmente substituível, e o mercado das fofocas, que se alimenta do universo pop mais do que de qualquer outro lugar.


É visível o esforço de Beyoncé para se tornar um ícone, muito mais do que uma 'cantora', como se isso ela já não dominasse com maestria. Do primeiro álbum solo, o estrondoso sucesso 'Dangerously in Love', que continha seu primeiro single 'Crazy in Love', ao bem feito e bem pensado último trabalho 'I Am... Sasha Fierce', passando pelo duvidoso disco intermediário 'B'Day', Beyoncé se revelou de uma potencia vocal comparável às grandes divas da legendária gravadora Motown e da Disco Music, como Donna Summer e a excelente Diana Ross, e uma performer que, essencialmente, se apresenta com o coração. 


Veja apresentação de 'Single Ladies' no VMA desse ano





Ela é e sempre será, para a história da música mundial, uma referência de pessoa que nasceu para fazer o que faz, mas que não fica imóvel por ter um talento formidável. Ela se arrisca, busca influências passadas complicadas, tanto no modo de vestir como no modo de cantar, e produz, mesmo com alguns erros ou má escolhas, materiais sonoros muito honestos, autorais e feitos com o desejo de que tudo funcione.


Eu posso até estar exagerando. Eu posso ter me apaixonado por ela naquela momento e todo o resto acabou me cegando de alguma maneira. Mas não creio que isso seja importante. Eu não entendo muito bem o que para a música a palavra 'diva' quer dizer de fato. Penso que ela se ligue mais ao conjunto de atos de determinado artista, que afetam a formação da sua imagem junto ao público, do que realmente ao trabalho musical. Mas a palavra existe, ela está aí e eu não vou negar isso. Se há uma 'diva' hoje num universo musical com Britney Spears e Crazy Gaga Lady Gaga, ela se chama Beyoncé. Sem contar, obviamente, que ela é linda da cabeça aos pés, só para ser leve com a beleza extraordinária da moça.

10 comentários:

  1. Foi a MTV que mandou a Beyoncé chamar a Taylor!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. e a Lady GaGa é muito melhor :)

    ResponderExcluir
  3. realmente se existe uma diva ao lado de Britney em termos de sucesso e talento superior é Beyonce.

    ResponderExcluir
  4. Concordo totalmente, Beyoncé é talentosa, faz boas músicas e sabe ser uma show woman dispensando sangues sintéticos e falsos enforcamentos em pleno palco. Lançou o Sasha Fierce apostando mais na sua voz do que no seu corpo com If I Were a Boy e fez o álbum crescer ainda mais a cada single.

    ResponderExcluir
  5. Tks,Rafael. If God wants - and Kanye let him finish - i´ll visit ur country with i am tour, in next february.

    I luv ur text. When i arrive i certainly wanna meet you. Ask to your friend Niamei, my most beloved fan, if he can give u a free pass for the show.

    With love, B.

    ResponderExcluir
  6. Concerteza, BEYONCÉ é a DIVA Mundial da atualidade... e não foi a MTV que mandou ela chamar a menina iniciante, aliás, como se a MTV ousase mandar Beyoncé fazer algo em seu discurso, kkkkk a sua vontade foi espontânea... seu próprio pai declarou....

    ResponderExcluir
  7. Olha axo q foi legal a atitude dela e acredito q isso influenciou no seu post, normal...
    Mas parando pra pensar oq ela deveria fazer???
    Ela sempre teve a imagem de boa moça, ela deveria gritar "concordo com vc Kenye"?
    Uma coisa q sei, como fã dela da Michelle e kelly das Destiny's Child, eh q Beyoncé nao eh burra. Suas atitudes agora principalmente sao friamente calculadas!!!
    Nao considero ela uma Diva, pq ela nao tem personalidade...ela se esconde atras de uma suposta sasha qdo lhe convem e eh isso!!!
    Talento ela tem e muitas vezes mais pra dançar do que pra cantar...e nesse disco quis sim ser diva...mas ela nao tem poder, a coragem e personalidade de uma Christina Aguilera que faz bem e faz o que quer...
    Modinha por modinha, ateh Britneys,gagas e afins fazem....
    E quem disse q beyonce faz o q quer???
    Papai Mathews, marido Jay-z e sucesso acima de tudo...

    ResponderExcluir
  8. Quem disse que não faz? A Beyoncé nasceu de uma família extremamente católica, e fazer as coisas que ela faz no placo, muitas vezes, em frente aos pais, não é nada fácil. Beyoncé libera sua alma agreciva quando se apresenta, e isso não quer dizer que ela se esconde atrás de Sasha, muito pelo contrário, ela se solta. Não quero nem discutir sobre vocais. Além de dançar perfeitamente, Bee tem um Vocal Range poderosíssimo, mas tenho certeza absoluta que isso vc mal sabe o que quer dizer. Por fim, se ela fosse modinha, ja teria saido da mídia. Uma cantora que em poucos anos de carreira ja ganhou 10 grammy's não pode, e nem deve ser chamada de nada menos do que Diva.

    ResponderExcluir