19.8.09

Conheça o The Invisible Cities

por dside music blog

The Invisible Cities é uma banda que não existiria sem a Internet. Com membros vivendo em cantos opostos dos Estados Unidos (alguns em Nova York, outros em San Francisco), o conjunto se utilizou da 'web' para gravar parte de seu segundo trabalho, 'House Shine Like Teeth' . Algumas das sessões foram produzidas através de edições caseiras feitas a partir da troca de arquivos entre as duas cidades. Depois de finalizado, o álbum foi disponibilizado gratuitamente no site da banda - não como forma de uma campanha não-declarada de divulgação, como fez o Radiohead com seu 'In Rainbows', mas com o puro objetivo de arrecadar ouvintes ao redor do mundo.
Nesses tempos em que a Internet leva a culpa pela falência iminente do mercado fonográfico - que, afinal de contas, faturava de mais e oferecia de menos - é rejuvenescedor ver músicos criativos e talentosos fazendo arte ao invés de resmungar. E The Invisible Cities é um ótimo exemplo, dentre tantos que se espalham pelo mundo. Trata-se de uma banda em contato direto com os fãs: se você se inscrever na lista de emails no site da banda, poderá receber até mesmo pedidos de ajuda com o agendamento de apresentações para turnês planejadas em cima da hora. Sinal de que dias melhores virão para a indústria musical, com mais interação público-artista e menos intermediários? Eu espero que sim (e acredito que o Rafa esteja comigo).

Para fazer o 'download' integral de 'Houses Shines Like Teeth', com os encartes incluídos, clique aqui. Basta copiar o código apresentado e digitá-lo no link que será indicado. O álbum é bastante interessante e mescla diferentes influências das décadas de 1990 e 2000, indo de Belle & Sebastian a Sonic Youth. Escute você também e nos conte o que achou!

Um comentário:

  1. i discovered The Invisible Cities when they showed up while i was browsing for the Flamin' Groovies on Youtube. (the Cities covered the Groovies' classic, "You Tore Me Down"). i looked at the rest of their youtubes and was instantly hooked. both their latest and their first album WATERTOWN are highly recommended.

    ResponderExcluir