30.8.09

[Review] - Shakira é a melhor artista pop do mundo

Rafael Maia

Às vésperas do lançamento de seu terceiro álbum de estúdio em língua inglesa e sétimo da carreira, o 'She Wolf'/'Loba', Shakira mostra um pouco mais do que crescimento artístico e flexíveis movimentos de dança. Ela quer, e consegue, se afirmar como a melhor, mais centrada, mais densa e mais refrescante sensação pop dos últimos anos.


Colombiana de Barranquilla, Shakira Isabel Mebarak Ripoll nasceu em 1977. Filha de pai turco e mãe latina, ela lançou seu primeiro álbum, intitulado 'Magia', em 1991, aos 15 anos. Mas o sucesso estrondoso veio com o terceiro álbum em espanhol, 'Pies Descalzos', com o primeiro single 'Estoy Aqui'.


Veja vídeo de 'Estoy aqui', marca do início da carreira e do sucesso na América Latina 








De lá pra cá o sucesso só aumentou. E o que era concentrado nos países da América Latina, em um primeiro momento, se transformou no crossover mais bem sucedido de todos os tempos. A passagem da música latina para abocanhar o mercado mundial com canções em inglês aconteceu, por assim dizer, na cara e na coragem. E deu certo.  'Laundry Service', com o pobre, mas necessário carro-chefe 'Whenever, Wherever', catapultou Shakira e vendeu mais de 20 milhões no mundo. Com mais de 70 milhões de cópias vendidas na carreira, ela é considerada, hoje, uma das frontrunners da música mundial, com mais de 30 prêmios recebidos, entre Grammy,  Latin Grammy, VMA e Billboard Awards, segundo site da BMI.

Assista a 'Whenever, Wherever', primeiro single da carreira com canções em inglês





Dentro do mundo pop, Shakira é quem ainda preserva algum espaço para execução de sonoridades diferentes e de modo experimental. Bons exemplos disso são as músicas de concepção oposta 'No', do Fijácion Oral, bela, triste e obscura, e  da envolvente 'La Tortura', que mistura ritmos da América Central e da Espanha e conta com participação de Alejandro Sanz.

Veja os vídeos de 'La Tortura' e 'No', ambos de 'Oral Fixation'/'Fijación Oral', segundo álbum em inglês.  A concepção oposta das músicas evidencia o caráter único e original da cantora













Não pode se entender por isso, no entanto, algo como avant-garde. Isso seria um pouco demais até mesmo para shakira, até mesmo para o universo pop, que, facilmente, acaba por se ligar mais às noções mercantis de lucro do que à construção de obras artísticas originais e relevantes. A experimentação a que me refiro é de tentar novos sons, novas misturas, novos olhares sobre o fazer musical.

No novo trabalho, mais do que evolução musical, o que o primeiro single, que também leva o nome de 'She Wolf', inspira é maturidade para buscar o novo, inserir sons inusitados e experimentar o diferente sem ter medo de perder sua identidade. De acordo com a cantora, ela quer fazer com que todos esqueçam dos problemas do mundo e dancem pelo menos uma música.

Shakira não parece, diferentemente de cantoras como Beyoncé, preocupada em propor um modelo musical fechado que possa ser identificado somente como seu. Ela está mais interessada em transmitir ao mundo a sua maneira de interpretar os sons, combiná-los com letras muito bem construídas e de tentar driblar a tal 'noção mercantil de lucro', que, geralmente, produz grandes abominações pop à la Hannah Montana, culminando em um trabalho altamente autoral, honesto e que não se baseia no trivial. Shakira é, hoje, a melhor artista pop do mundo.

Clipe de 'She Wolf', que tem batidas eletrônicas e marca nova fase da cantora, que quer colocar todo o mundo pra dançar






13 comentários:

  1. Yes this is indeed true! She is by far the best pop star
    Go Shakira!

    ResponderExcluir
  2. Apoiado...não exite uma artista no cenário pop mundial que seja tão versátil e completa como a Shakira.

    ResponderExcluir
  3. Ela é mega Completa.
    Mas a melhor artista POp do mundo foi exagero d + Brother!

    ResponderExcluir
  4. shakira é fenomenal, mas sugiro que tu faça uma pesquisa sobre a beyonce antes de fazer determinadas afirmações equivocas. e eu acho que tu nao quer q o blog perca a credibilidade, né?

    ResponderExcluir
  5. Rafael Maia - Dside Music Blog31 de agosto de 2009 às 04:25

    Querido anônimo, obrigado pelo comentário :) O fato de eu afirmar uma opinião pessoal não valida ela como verdadeira necessariamente, certo? Ademais, o texto fala sobre um ponto específico, que é o de experimentação de novos sons. É óbvio que, em outros termos, é impossível fazer comparações com Beyoncé, por exemplo, que tem uma legião de fãs imensa, e Madonna, que, enfim, tem décadas de uma carreira de muito sucesso.

    Tudo certo, Anônimo? Aguardo seu retorno :)

    Rafael Maia

    ResponderExcluir
  6. A Shakira sempre soube explorar muito bem todos os talentos. Ela canta muito bem, ela dança divinamente, e ela consegue usar isso pra se diferenciar das colegas, e não pra se misturar no mesmo saco das outras meninas. Eu acho legal ela ainda manter a latinidade, e ir usando esses ritmos de formas diferentes em cada trabalho. Ah, e claro, não posso deixar de comentar da dança. Shakira é muito ninja na dança do ventre, e as coisas que ela faz me deixam de queixo caído, sempre, haha. Adoro quando ela põe um batidão nas músicas, tipo ojos así, acho o máximo. Ah, e gosto bastante do acúsico dela (que não sei de qual ano é :P)

    ResponderExcluir
  7. è dificil falar de "melhor artista pop",sem falar sobre Madonna neh,que é sem duvida a maior artista pop feminina que ha.Shakira é boa sim,mas nao acho que chegue a tanto tambem,mas tem seus meritos,logico!

    ResponderExcluir
  8. Shakira concerteza é , que bom q ela finalmente foi reconhecida como melhor cantora pop mundial.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com tudo, a 'chica' é foda!

    ResponderExcluir
  10. concordo plenamente com o texto, Shakira é sim uma cantora de potencial explicito! faz músicas para todos os gostos, experimenta de tudo sem perder sua identidade, ela é a cosmopolita da musica...só acho q faltou um video clip aí, para mostrar sua versatibilidade...hay amores ou la despedida composta por ela para o filme "o amor nos tempo do cólera" Essa mulher arrasa, a minha opniao é a mesma do autor do texto...é a maior artista do mundo!

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com tudo que vc disse! Lembro de quando tinha 11 anos de idade e vi uma "menina" procurando um Corazón no palco do Sr. Raúl Gil, aqui no Braasil, esta, Shakira, de cabelos negros e com um vozeirão super diferente até então... A partir daí, me dedico até hoje a ser seu fã! Tenho todos os seus cds e desde aqela época de Piez Descalzos, acompanho sua METEóRICA Carreira de Sucesso... Sucesso esse, conquistado com muito trabalho, EVOLUÇãO, honestidade e humildade! Muitos dizem q a Shakira de hoje ja não é mais aquela de antes! E estão Certos! A Srta. Shakira Mebarak soube muito bem nestes anos de estrada, trabalhar com o diferente, e nunca deixar de experimentar o NOVO em seus trabalhos!
    Uma artista completa: Canta, compõe, dança, Toca, é uma boa pessoa que usa seu sucesso para ajudar a quem te cerca, diferentemente de muitos outros artistas que apenas enxergam o próprio umbigo!

    Shakira hoje é uma das artistas mais respeitadas do mundo, dentro da classe artistica não há quem não a admire: Bono, MAdonna, Avril, Beyoncé, Paulina Rubio, Thalia, Mana, Juanes, Lideres mundiais...

    Embaixadora da Unesco para o fundo das Nações Unidas da ONU, Shakira é destaque no quesito Filantrópico...Premiada por suas atitudes ativistas!

    Tenho muito ORGULHO de dizer que AMO esta mulher e que possuo por ela Imensa admiração! A defendo com unhas e dentes quando alguém sequer usa de ignorancia para classifica-la como "mais uma"... Algo que ca pra nós, ela nunca foi e nunca será -E que apesar de tuuuuudo que eu falei, tem Gabriel G Marquez como seu grande admirador!

    O que mais falar da Shakira? Muita coisa... Mas por agora tenho que ir! Acho que ja falei demais da pessoa que tenho o SONHO DE UM DIA CONHECER!

    Shakira TE AMOOO!

    ResponderExcluir
  12. sou fã de shakira amo muito acompanho a carreira des de 2001 mais sei que é a melhor sem dúvida ....
    shakira é uma diva que dança e tem uma vóz magnífica... sempre tenho vontade conhece-la..
    e seus vídeos que mais gosto é
    don t' bother ,rips don t' lie ,whenever,la tortura ,biutiful liar,e muitos outros de sua verção antiga!!

    ResponderExcluir
  13. shakira a cantora pop mais querida de todos os tempos

    ResponderExcluir