14.8.09

Les Paul, inventor da guitarra elétrica, morre em Nova York

por dside music blog

Morreu hoje, por complicações causadas por uma pneumonia, Les Paul, 94 anos, responsável pela criação das guitarras elétricas de corpo sólido, em 1941.


Grande fã de country e jazz desde criança, e insatisfeito com o som que guitarras acústicas faziam, aos 13 anos, Paul experimentou colocar um telefone fora do gancho debaixo das cordas de uma guitarra por sua capacidade de transformar sinais elétricos em som audível. Nasceu assim a guitarra elétrica.

Mais do que necessário para o nascimento do rock, a introdução deste instrumento no modo de se fazer música foi essencial para que ela se tornasse o que se ouve atualmente nas rádios, o que se vê nas lojas de CD e o que se compra ou se baixa online.

Dave Berryman, presidente da Gibson, empresa que vende seus intrumentos, afirmou em entrevista à BBC News que como pai da guitarra elétrica, Paul não foi somente um dos grandes inovadores do universo da música, mas uma lenda viva, que criou, inspirou e contribui para o sucesso de músicos em todo o mundo.

Um comentário: