31.8.09

[Review] - X-factor volta mais dinâmico e mais humano em 2° episódio



Rafael Maia


Depois da estranheza do primeiro episódio da sexta temporada, preciso confessar: estou apaixonado pelo x-factor. Talvez não 'apaixonado', porque isso seria inconsequencia repentina, mas certamente deslumbrado pelo apaixonante segundo episódio do programa, que foi ao ar sábado, 29.

E o principal motivo do meu deslumbre é a edição do show, que se tornou mais atraente, mais dinâmica e mais inteligente no sentido de conseguir minimizar momentos sem sal na medida em que maximiza aqueles que são bons. E, admito, isso só foi possível pela inserção da plateia, que, à moda britânica, empresta sua voz para aclamar o rei ou a rainha da noite.

Um dos pontos altos que exemplifica minha ideia é a audição de Rozelle Philip. Totalmente despretensiosa, Rozelle, antes de cantar, encanta pela simpatia, carisma e simplicidade. Quando mostra a voz, encanta pela força e pelo controle na versão de 'One Night Only' de Jennifer Hudson.

Veja vídeo da audição de Rozelle Philip, que impressiona pela potência vocal inesperada


Eu gosto desse 'human-factor' nesse tipo de programa, que mostra pessoas normais e não-estereotipadas, cuja imagem de afasta da seriedade e sisudez do herói e se aproxima do ser humano comum, como foram Alexandra Burke, que sequer foi selecionada para a última etapa na terceira edição e acabou ganhando a quinta com louvor e Leona Lewis, de personalidade tímida e apagada, mas com potência e abilidade vocais indiscutíveis.

Agora, para quem acompanha Simon Cowell nos últimos 10 anos, seja no Reino Unido ou na América, vê-lo sorrir e, sim, cantar junto com um candidato foi um dos momentos mais gostosos da televisão pela surrealidade do momento. Ler os lábios do tio cantando 'Sex on Fire' dos meus queridos Kings of Leon, com seguro e sexy Jamie Archer, foi impagável. O público cantou junto, os jurados dançaram ao som da música e , ao final, o estúdio foi abaixo e Jamie Afro, como é chamado, foi ovacionado. Certamente é um nome a ser guardado. Como cantou Leona na quarta edição, could it be magic at last?


Veja vídeo e se apaixone pela energia de Jamie 'Afro' Archer










Como eu disse no post da estreia do programa, ainda há três meses pela frente. Eu espero que, à semelhança deste segundo episódio, o X-factor ainda ofereça muitos mais motivos para se apaixonar por ele.

Um comentário:

  1. Rafa, ano passado eu baixei todos os episódios completos do X-Factor e acompanhei um a um! Você sabe de algum site em que se possa fazer isso? Estou louco pra acompanhar a nova temporada! =)
    Abraço
    Pitango
    www.tchubaduba.blogspot.com

    ResponderExcluir