16.8.09

[Review] - Who's Lady Gaga after all?

por Rafael Maia

Depois do boom inicial, da hypezação e até de ser chamada por Kanye West de 'a nova Madonna', em quem a idade já deixa suas marcas, quem é essa tal de Lady Gaga, afinal?


Nascida em Yonkers, EUA, em 1986, Stefani Joanne Angelina Germanotta se tornou Lady Gaga por motivo que não é difícil imaginar: Radio Gaga, do Queen, de 1984. Ela começou dentro do mundo do entretenimento como compositora. Britney Spears, Fergie e The Pussycat Dolls já cantaram suas músicas. Em 2008, a menina de 23 anos lançou seu primeiro CD, The Fame, com um propósito claro: mais do que fazer todo mundo dançar, Gaga propunha ser a nova sensação da música pop, ou como ela mesma se intitulou no recente vídeo para 'Paparazzi', a nova 'It Girl'.




Não deu outra, foi isso mesmo que aconteceu. Ela tomou rapidinho as paradas da Europa e dos EUA com os dançantes singles de 'Just Dance' e 'Poker Face'. Não dá pra dizer que a menina é ruim. Tudo ali é pensado, da peruca do dia ao sapato extravagante, às declarações polêmicas, às aparições excêntricas. Tenho a impressão de que nada foge ao controle de Gaga. E isso é bom, na verdade. Aos 23 anos, ela é uma artista segura, que dança muito bem, tem boas ideias de performance, sejam elas irreverentes ou exageradas, sabe como entreter e tem uma voz, digamos, compatível com o tipo de música que canta.

E aí não tem como não comparar com a Madonna mesmo. Recentemente, em entrevista-coletiva do álbum 'Hard Candy', quando perguntada sobre como ela se via no início da carreira, Madonna respondeu que ao assistir a vídeos como 'Like a Virgin', por exemplo, o que ela vê é uma menina inocente e desesperada por sucesso e reconhecimento.




É meio difícil discordar de que, apesar da idade, Madonna é a grande força, não só da música pop, mas do universo icônico produzido pelo mundo pop responsável por buscar novos olhares em um terreno em que visões-gêmeas disseminam-se cada vez mais. Com Madonna envelhecendo, aparece a necessidade natural de alguém que a substitua.

Essa situação, ao que me parece, explica um pouco a hypezação em torno da figura de Lady Gaga. Britney Spears, a ex-futura-sucessora tá mais pra lá do que pra cá. A Christina Aguilera, enfim, dispensa comentários. Toda essa meninada da Disney, de Miley Cyrus a Demi Lovato, não deve nem respirar sem que alguém mande.



Há, na música pop, hoje, excelentes e respeitadas cantoras performáticas, como Shakira, Beyoncé ou Rihanna, mas nenhuma que se proponha de fato a seguir a trilha do pop ousado, quebrador de paradigmas e essencialmente feito para dançar, que é o da Madonna. Lady Gaga era a pessoa certa, na hora certa, que encontrou as pessoas certas e produziu o álbum que todo mundo queria ouvir.

Mas, acima de tudo, eu tenho para mim o fato de que Lady Gaga quer ter em menos de um ano de mainstream, por assim dizer, o que Madonna construiu em mais de 20 anos de carreira. Toda essa montagem excessiva e a necessidade de criar polêmicas me soa frágil e me parece, principalmente, uma tentativa desesperada de ser famosa.




O sucesso de Lady Gaga é urgente, é pra ontem. Existe certa urgência da moça em querer ser reconhecida e rule a little part of the world, assim como Madonna disse ser lá nos anos 80. E isso tem acontecido de uma forma tão intensa, o número de informação que consumidores de música recebem dela toda semana é tão grande que me deixa confuso sobre quem, na essência, Lady Gaga é. Às vezes penso que ela quer ser tudo, mas acaba sendo nada, não tendo uma imagem própria e original, valendo-se de pedaços de vários artistas para formar a sua. A única certeza que me resta quanto a ela é que é cedo, muito cedo, para fazer comparações tão grandiosas com artistas como Madonna, que tem 11 álbuns lançados e mais de 200 milhões de cópias vendidas. No mundo da música, Lady Gaga ainda é peixe pequeno.

10 comentários:

  1. gostei,mas britney tá mais pra lá do que pra cá? KKKKKKKKKKKK ri demaaais.

    ResponderExcluir
  2. gaga inova na aparência, nas atitudes, no figurino. Musicalmente, ainda é igual às outras. É talentosa, mas ainda tá verdinha. Mas vamos ver no que dá, acho que rende algo, sim, haha.

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS, ela nasceu em 86?!?! é agora que eu agradeço por ter nascido no mesmo ano e não aparentar ter nascido uns 10 anos antes? hehehe.

    bom, então, rafinha, meio que tu já sabe o que eu acho da Lei de Gaga (tava esperando vc escrever assim no post). pra mim, ela não faz nada que qualquer paris hilton bem produzida conseguisse fazer. danço aos som de poker face? daaaaanço, claro. mas será mesmo que a culpa é dela? hehehehe. tomara mesmo que os rumores de seu hermafroditismo sejam verdadeiros, pq aí sim eu vou achar ela o bafão mais bafão da música pop atual. huahauahuahua.

    (tá, eu fui maldoso)

    ResponderExcluir
  4. Tem todo o lado do marketing por trás.
    Um bom produtor musical, principalmente.
    Mas só o tempo vai dizer se vai durar ou vai ser mais uma na história. :)

    ResponderExcluir
  5. Não existe nova Madonna, nem novo Michal, nem novo Elvis. Essas aí terão seus espaços, mas não tem como comparar.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que o sucesso dela é pra ontem. Combina muito com a geração atual do pop, não? Acho ela o reflexo perfeito do que vivemos: a era do deboche eterno, até de si mesmos. Ela inovou chupando tudo o que era dos anos 90, por incrível que pareça. E o visual dela, meio creepy/repugnante, é exatamente o que a música pop precisa agora.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sobre a parte de ela querer ser tudo, como um patchwork de artistas, bem, eu não sei se ela merece toda essa complexidade. O que ela é, para mim, está mais ou menos claro, dá para visulizar. É a típica "coisa" Pop, que colocou uma lingerie e saiu fazendo a louca se esfregando em tudo que vê pela frente, para escandalizar e fazer jus ao hype. Nada de interessante nisso. A música gruda bastante - o que também não quer dizer muita coisa, no caso das músicas dela. Enfim, muitíssimo antes de ser uma artista, a Gaga se propõe a ser um kit de marketing - ao meu estômago, bem repulsivo.

    ResponderExcluir
  9. Lady Gaga SUCKS
    Madonna ROCKS
    Abaixo comparações infelizes, rainha só tem uma!

    ResponderExcluir